Estação de Jequitaia em 1863
Estação de Jequitaia em 1863 da Estrada de Ferro São Francisco que passaria a se chamar Estação da Calçada e posteriormente Estação de Salvador denominada DSV e por onde partia o Ramal do Porto de Salvador que atendia as Docas do Porto - DTD, ao Pátio de Minério da Magnesita, os Moinhos, os Tanques de Combustíveis e a Estação de Passageiros no Cais. Qual o modelo da Locomotiva na foto? Alguém tem mais fotos ou informações sobre os Ramais e Desvios Ferroviários de Salvador?
Aberta com o nome de Jequitaia em 1860, a Estação de Salvador conhecida pela sigla DSV era uma estação "Central e Marítima" da Estrada de Ferro Bahia ao São Francisco. A estação foi também chamada de Baía e Estação da Calçada. A estação sempre esteve onde está hoje, desde a inauguração em 1860. Jequitaia hoje é o nome da avenida que, saindo da região do porto, chega a Calçada, que é o nome do bairro onde se localiza a estação.
Entre o porto e a estação a distância é de cerca de 3 a 4 km e onde havia um ramal de linha singela que saía da Estação da Calçada e se dirigia ao porto de Salvador, sem paradas intermediárias. Até o início dos anos 1970, este prolongamento percorria toda a extensão do cais do porto, mas, com a construção do terminal de contêineres, naquela mesma década, o ramal ferroviário passou a chegar somente àquele terminal.
Nos anos 1980 somente os Trens de Minério de magnesita é que trafegavam para o porto, pois a empresa Magnesita tinha um terminal de exportação ao lado do parque de containers. O ramal que saía da Calçada cruzava duas movimentadíssimas avenidas da Cidade Baixa e ainda passava por dentro da Feira de São Joaquim,
Como construção do novo terminal da Magnesita no Porto de Aratu, dentro da Baía de Todos os Santos, porto especializado na descarga e embarque de granéis sólidos, líquidos e gasosos, a linha férrea do ramal além da Calçada deixou de ter utilidade e foi desativado na segunda metade da década de 1990.
A estação continuou sendo utilizada para os trens suburbanos tocados pela CBTU até o dia 2021, quando todo o trecho entre a Calçada - DSV até Paripe - DPE foi fechado para que obras do futuro VLT fossem feitas.
A origem do Porto de Salvador localizado na região da Cidade Baixa remonta ao ano de 1816, sendo por ele que chegavam as mercadorias comercializadas com Portugal e outras nações quando ainda era chamado simplesmente de Porto do Brasil com um conjunto de trapiches e pequenos ancoradouros em pontos diversos que formavam a estrutura portuária da capital baiana fundada em 1549.
A partir de 1891 passou a ser de responsabilidade da Companhia Docas e Melhoramentos da Bahia, para a execução de novas obras o que ocorreu até 1893 quando ela foi transformada na Companhia Internacional de Docas e Melhoramentos do Brasil, posteriormente em 1906 na Companhia Cessionária das Docas do Porto da Bahia quando foram iniciadas a construção do Cais da Alfândega em 1911, a partir do aterramento de uma extensa faixa do bairro do Comércio e que teve o seu primeiro trecho liberado para atracação em 1913.
Situado em área naturalmente protegida na ponta de uma península da baía de Todos os Santos, o porto ao longo do século XX veio a ser objeto de obras que o modernizaram relativamente, como novas dragagens, conclusão da muralha do cais, serviços de iluminação, mais seis guindastes para carga e descarga, linhas de tramroad e ramais ferroviários que atendiam aos Armazéns, aos Tanques da Atlantic, Esso, Sheel e Texaco, a Linha do Cais de Saneamento, a Doca de São Joaquim, ao Frigorífico Industrial S.A. - FRIUSA, a Estação de Passageiros, a Casa de Força e a Garagem de Empilhadeiras, ao S.A. Moinho da Bahia atual Moinho Canuelas e ao Moinho de Salvador da J. Macêdo da Farinha Dona Benta, o Cais Comendador Ferreira, o Cais Dourado, Cais do Ouro e ao Terminal de Exportação do Pátio de Minério da Magnesita posteriormente desativado em 1996 e transferido para o Porto de Aratu.
Em 1941, a empresa concessionária mudou novamente a sua razão social para Companhia Docas da Bahia e em 1970 foi encampada pela União e com a criação da PORTOBRAS - Empresa de Portos do Brasil S.A. passou a ser conhecida como Companhia das Docas do Estado da Bahia - CODEBA em 1977.
Seu Terminal de Contêineres é operado pela Tecon do grupo Wilson Sons fundado em Salvador em 1837 e seu Terminal de passageiros operado pelo consórcio Contermas.
Fonte de parte do Texto e das Informações: Wikipedia, Site CODEBA, Site estacoesferroviarias e Aroldo Morais.
Fonte da Foto: Autor João Cunha - Grupo Bahia Memória - Salvador e interior - Fotos antigas sobre a história baiana.
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