Docas do Porto de Salvador e o Moinho da Bahia
A origem do Porto de Salvador localizado na região da Cidade Baixa remonta ao ano de 1816, sendo por ele que chegavam as mercadorias comercializadas com Portugal e outras nações quando ainda era chamado simplesmente de Porto do Brasil com um conjunto de trapiches e pequenos ancoradouros em pontos diversos que formavam a estrutura portuária da capital baiana fundada em 1549.
A partir de 1891 passou a ser de responsabilidade da Companhia Docas e Melhoramentos da Bahia, para a execução de novas obras o que ocorreu até 1893 quando ela foi transformada na Companhia Internacional de Docas e Melhoramentos do Brasil, posteriormente em 1906 na Companhia Cessionária das Docas do Porto da Bahia quando foram iniciadas a construção do Cais da Alfândega em 1911, a partir do aterramento de uma extensa faixa do bairro do Comércio e que teve o seu primeiro trecho liberado para atracação em 1913.
Situado em área naturalmente protegida na ponta de uma península da baía de Todos os Santos, o porto ao longo do século XX veio a ser objeto de obras que o modernizaram relativamente, como novas dragagens, conclusão da muralha do cais, serviços de iluminação, mais seis guindastes para carga e descarga, linhas de tramroad e ramais ferroviários que atendiam aos Armazéns próximos aos Tanques da Atlantic, Esso, Shell e Texaco, a Linha do Cais de Saneamento, a Doca de São Joaquim, ao Frigorífico Industrial S.A. - FRIUSA, a Estação de Passageiros, a Casa de Força e a Garagem de Empilhadeiras, ao S.A. Moinho da Bahia atual Moinho Canuelas e ao Moinho de Salvador da J. Macêdo da Farinha Dona Benta, o Cais Comendador Ferreira, o Cais Dourado, Cais do Ouro e ao Terminal de Exportação do Pátio de Minério da Magnesita posteriormente desativado em 1996 e transferido para o Porto de Aratu.
Em 1941, a empresa concessionária mudou novamente a sua razão social para Companhia Docas da Bahia e em 1970 foi encampada pela União e com a criação da PORTOBRAS - Empresa de Portos do Brasil S.A. passou a ser conhecida como Companhia das Docas do Estado da Bahia - CODEBA em 1977.
Seu Terminal de Contêineres é operado pela Tecon do grupo Wilson Sons fundado em Salvador em 1837 e seu Terminal de passageiros operado pelo consórcio Contermas.
Fonte de parte do Texto e das Informações: Wikipedia, Site CODEBA, Site estacoesferroviarias e Aroldo Morais .
Fontes da Fotos: Lopo Souza Lopo Lopo - Grupo Salvador, Subúrbio Ferroviário e toda Baía de Todos os Santos ./ http://www.salvador-antiga.com/comercio/cais-ouro/praca-deodoro.htm
Comentários
Postar um comentário