Você pode encontrar com Tomé de Souza em pessoa na Câmara dos Vereadores
Foto: Anderson Moreira |
Quem passa pela frente da Câmara Municipal de Salvador, na Praça Municipal, se encontra com os soldados da Guarda Histórica guarnecendo o Paço Legislativo, mas também com a figura histórica de Tomé de Souza, primeiro governador-geral do Brasil e o responsável por liderar a construção de Salvador. Os personagens são atores que fazem parte do Museu Vivo na Cidade, organização que tem o objetivo de preservar a memória histórica do Brasil, que recebeu o convite do vereador Mauricio Trindade – coordenador do projeto de revitalização do Centro Histórico da capital.
Foto: Anderson Moreira |
Estudantes e turistas estão parando para tirar fotos com os personagens. Maria do Socorro, cearense em visita a Salvador, fez questão de tirar fotos com Tomé de Souza e com os Guardas e enfatizou que essa iniciativa é muito importante para preservar difundir a nossa história. “Muito lindo isso, pensei que eles fossem bonecos, gostei muito. É muito importante para preservar a história da cidade.”
Foto: Anderson Moreira |
O Museu Vivo na Cidade tem participado ativamente de eventos cívicos que marcam Salvador, como na comemoração do aniversário da cidade, quando foi encenada a chegada de Tomé de Souza a Salvador. Na encenação, que aconteceu na Câmara Municipal, no dia 29 de março, foram retratados os personagens Caramuru, o Cacique Taparica, a índia Catarina Paraguaçu e o padre jesuíta Manuel da Nóbrega.
Foto: Anderson Moreira |
Tomé de Sousa foi governador-geral do Brasil entre os anos de 1549 e 1553, sendo o primeiro a ser nomeado para essa função. Em sua gestão, realizou a construção da cidade de Salvador, primeira capital do Brasil. Ficou marcado também como um fidalgo que prosperou ao participar de expedições e campanhas militares de Portugal.
Comentários
Postar um comentário