O Museu Vivo na Cidade foi criado no Forte São Marcelo, no ano de 2007, com o objetivo de fazer a interação com o público usando a linguagem do teatro-museu, valorizando o patrimônio histórico brasileiro, bem como estimular o interesse pela cultura e pela memória histórica do País, dando relevo à sua importância e ao seu significado, proporcionando o estudo, a pesquisa, a investigação, a publicação e a divulgação dos resultados.
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Batalha de Pirajá
Salvador (BA) – No dia 8 de novembro, o 19º Batalhão de Caçadores (19º BC), “Batalhão Pirajá”, comemorou o Bicentenário da Batalha de Pirajá.
A Batalha de Pirajá, ocorrida em 8 de novembro de 1822, é considerada o maior feito das tropas brasileiras nas lutas travadas na Bahia contra os portugueses pela consolidação da nossa Independência.
Em homenagem a Batalha de Pirajá e aos seus heróis, o 19º Batalhão de Caçadores, por intermédio do Decreto Presidencial nº 33.578, de 18 de agosto de 1953, recebeu a denominação histórica de “Batalhão Pirajá” e foi criado o respectivo Estandarte.
A comemoração foi composta por: formatura, encenação artística dos principais momentos do período, inauguração de monumento e simpósio de história militar.
A encenação artística foi dirigida pelo Sr Anderson Luis de Araújo Moreira, Presidente do Museu Vivo na Cidade, e o simpósio de história militar foi ministrado pelo Cap R/1 Guilherme Aguiar de Oliveira.
As atividades contaram com a presença do Gen Ex R/1 Artur Costa Moura, Eterno Comandante do 19º BC, do Chefe do Centro Marechal Cantuária (CMC), Coronel Jefferson do Carmo Andrade, do Comandante do 19º BC, Tenente-Coronel Wagner Medeiros Ramos, dos Comandantes das Organizações Militares das guarnições de Salvador e Feira de Santana, do Presidente de Honra do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Sr Eduardo Morais de Castro, do Presidente da Associação dos Oficiais da Reserva R/2 do Exército – Bahia (AORE/BA), 1º Tenente R/2 Adriano Motta Gallo, e demais autoridades civis e militares.
Comentários
Postar um comentário