D. Pedro I vai desfilar entre os baianos no 7 de Setembro
No desfile deste 7 de Setembro, o Museu Vivo na Cidade vai realizar sua segunda ação comemorativa aos 200 anos da Independência do Brasil, parte do projeto "200 Anos: Brasil Independente e Memória Cultural para Todos Sempre". Quinze personagens, entre eles D. Pedro I e sua corte eclética, integrarão o desfile cívico oficial com a Ala Histórica Imperial, que sairá do Corredor da Vitória em direção à Praça Castro Alves.
O Museu Vivo na Cidade, que celebra 15 anos de existência, compõe a ala histórica do desfile, abrindo com o estandarte imperial. Em seguida, inspirada na pintura a óleo de Eduardo Sá, a alegoria "Nascimento da Pátria", desfilam os três representantes das etnias que formaram o povo brasileiro: o índio, o branco e o negro. Logo atrás vem D. Pedro I em trajes majestático, ladeado pelos Dragões da Independência e seus pajens.
Os trajes majestáticos foram idealizados por Debret, tendo o manto imperial as cores da pátria: verde da Casa de Bragança à qual pertencia o imperador, e o amarelo da Casa de Habsburgo, à qual pertencia a família da primeira imperatriz do Brasil, Leopoldina.
O Museu Vivo na Cidade é uma organização que une ações culturais e educativas visando a preservação da memória brasileira. Foi idealizado pelo museólogo e ator Anderson Moreira e fundado em 2007.
Comentários
Postar um comentário