A Prefeitura de Salvador quer transformar o Forte São Marcelo em aquário municipal
Foi anunciado na mídia o desejo do prefeito de Salvador, Bruno Reis, de converter o Forte São Marcelo em Aquário Municipal tendo um restaurante subaquático.
A cidade do Salvador já teve 30 fortes militares. O primeiro forte do mar foi o Forte da Laje – situava-se no local onde hoje está o 2º Distrito Naval.
O Forte São Marcelo foi construído em 1650, por ordem do rei D. João IV, sobre um banco de areia natural. Tendo o formato circular, o forte recebeu o nome de Nossa Senhora do Pópulo. No século XVIII passou a ser chamado de Forte São Marcelo, sua estrutura passou a ter duas praças de tiro. E no século XIX chegou ao seu formato atual.
Além de forte militar, também serviu de prisão para presos políticos como Bento Gonçalves, líder da Revolta Farroupilha, Sabino Vieira – líder da Revolta Sabinada, Cipriano Barata, os guerreiros malês etc.
Recebeu também ilustres visitantes, dentre eles o imperador D. Pedro II que fez questão de registrar no seu diário a sua passagem pelo Forte do mar.
Em 1912 os canhões do Forte bombardearam Salvador devido a uma controvérsia política envolvendo republicanos e federalistas.
Nos anos 60 foi feita uma reforma com o objetivo de instalar no Forte São Marcelo o Museu do Atlântico Sul, mas o projeto não saiu do papel e o forte foi abandonado, largado ao esquecimento.
Após décadas de abandono, finalmente no ano de 2006 o Forte São Marcelo abriu suas portas para a visitação publica. A fortaleza foi convertida em museu tendo 3 temas de exposições: Memórias do Mar. Memórias do Forte e Memórias da Cidade.
No Forte havia também um restaurante temático, o Buccaneros tendo sua decoração com motivos náuticos: mapas, lunetas, esfera armilar e até mesmo a réplica do mastro do navio USS Constitution.
Além das exposições, no Forte São Marcelo o público podia conhecer a História da Bahia e do Brasil através dos espetáculos teatrais itinerantes. Dentre eles o Memórias do Forte que fazia parte do projeto Arte Forte.
Também havia uma réplica de uma caravela quinhentista – a Príncipe Regente. Os visitantes podiam conhecer a história de Salvador, apreciar o seu frontispício através do projeto Baía Histórica.
Durante 10 anos, o Forte São Marcelo foi administrado pela Associação Brasileira dos Amigos das Fortificações Militares e Sítios Históricos até ser fechado pelo IPHAN em março de 2011.
A prefeitura de salvador anunciou que o projeto do aquário e restaurante subaquático terão 100% de verba privada.
A ideia de criar um aquário municipal, em salvador, é bem-vinda. Mas será que esse projeto não poderia ser feito em outro local. Quem sabe até mesmo os galpões do porto de Salvador.
E você? O que acha? O Forte deve reabrir como Museu do forte são Marcelo ou como Aquário Municipal?
Comentários
Postar um comentário