Filmagem da cena de despedida de D. João VI
por Anderson Moreira Salvador, 5 de junho de 2021
Marcelo Danthas (D. Pedro) e Anderson Moreira (D. João VI) |
Na atual produção do Museu Vivo na Cidade, pela primeira vez iremos retratar um D. João triste, ainda que em trajes majestáticos veremos um monarca melancólico. Isso porque estamos encenando a cena da despedida do Rio de Janeiro. O Rei do Reino Unido Brasil e Algarves - interpretado por Anderson Moreira - conversa com D. Pedro - interpretado por Marcelo Danthas. O soberano aconselha o Príncipe Regente a "por a coroa na sua cabeça" caso o Brasil se separe de Portugal.
Em 1820, a agitação política tomou conta de Portugal. A população estava insatisfeita com a ausência do rei. Um movimento revolucionário afastou os representantes ingleses do poder. Os rebeldes exigiam o retorno de D. João.
Dom João VI teve que voltar para Portugal. Partiu do Rio de Janeiro em 1821 e deixou em seu lugar o filho, o príncipe dom Pedro como Regente. No ano seguinte, o príncipe proclamou a Independência do Brasil e foi coroado como D. Pedro I.
Antes de partir, D. João VI declarou: "Que saudade terei do Brasil. Aqui nesse país vivi o momentos mais felizes da minha vida."
A cena da despedida de D. João poderá ser vista no espetáculo documentário - Memórias de uma Bahia Afro-indígena - que estreia no dia 25/06, às 20H, no canal do youtube do Museu Vivo na Cidade.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretária de Cultura e do CCPI - Centro de Cultura Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria de Cultura do Ministério de Turismo, Governo Federal.
Comentários
Postar um comentário