Portas abertas: da caridade ao legado cultural
Os Frades Capuchinhos da Província Nossa Senhora da Piedade de Bahia e Sergipe congregam uma Ordem Religiosa alicerçada no compromisso canônico e com a prática da caridade, em busca contínua pela elevação espiritual além da dedicação pela edificação e preservação do seu legado cultural.
No mês de abril de 2021 será lançado o projeto de difusão cultural intitulado “ Arquivos em Série: Memórias Capuchinhas conectadas à Humanidade”, objetivando democratizar a cultura através de uma Websérie Documental, disponibilizada no canal do Museu Vivo na Cidade no YouTube, com 4 episódios que revelam a importância dos Capuchinhos para o processo de consolidação social, religiosa, cultural e histórica.
O projeto é uma realização do Museu Vivo na Cidade em parceria com o Centro Cultural dos Capuchinhos e da DM Produções com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Edital de Premiação Aldir Blanc Bahia – Prêmio Fundação Pedro Calmon, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
A equipe é composta por profissionais de formação superior e técnica nas áreas de arquivologia, museologia, conservação e produção cultural, tendo uma coordenação geral compartilhada entre o conservador documental e Diretor do Centro Cultural dos Capuchinos, Frei Ulisses Bandeira, a museóloga e produtora cultural, Djane Moura Cruz e o arquivista e museólogo, Eduardo Fróes.
Djane e Eduardo compartilham a competência da coordenação de pesquisa, acervo e roteirização. Completando a equipe, o museólogo Anderson Moreira, fotógrafo e editor, responsável pela coordenação de filmagem, edição do audiovisual.
Em primeiro plano: Frei Ulisses Bandeira / segundo plano da esquerda: para a direita: Anderson Moreira, Djane Moura Cruz e Eduardo Froes. |
Maravilhoso trabalho de conservação da memória dos Capuchinhos, Parabéns!
ResponderExcluir