FORTALEZAS MULTIMÍDIA





por Anésio Ferreira Leite          Salvador, 22 de abril de 2013

Esteve em Salvador, no período de 17 a 20 de abril o arquiteto ROBERTO TONERA da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), incansável batalhador, divulgador, entusiasta e responsável pelo Projeto Fortalezas Muntimídia, que aqui veio, para, mais uma vez, divulgar o Banco de Dados Mundial de Fortificações, respeitável projeto, infelizmente, pouco conhecido. As apresentações didáticas foram realizadas no Forte Santo Antônio da Barra, cujo espaço foi gentilmente cedido pelo Cmt Reuben, administrador do Forte. 

A Associação Brasileira dos Amigos das Fortificações Militares e Sítios Históricos (ABRAF), se fez representar pelo museólogo Anderson Luis de Araújo Moreira, que participou ativamente das atividades ali desenvolvidas e, também do almoço oferecido pela Diretor Presidente da ABRAF, Cel Anésio Leite, ao arquiteto Roberto Tonera no dia 20, quando foram tratados diversos assuntos de interesse comum, principalmente as condições físicas e de uso das fortificações da cidade do Salvador. 




A ABRAF faz votos de que a semente plantada encontre solo fértil e dê frutos, que os participantes se conscientizem da necessidade de alimentar, localmente, os dados sobre as nossas fortalezas. 



Boa sorte, Tonera, você é um guerreiro!











Anésio Ferreira Leite é militar,
administrador de empresas e
Diretor Presidente da ABRAF
+ 55 71 9122-8776
+ 55 71 8882-8776
e-mail: abraf.presidencia@gmail.com


Comentários

  1. Prezados amigos Leite e Anderson,

    é sempre um prazer enorme voltar a Salvador e desta vez não foi diferente.
    Ainda mais para divulgar um trabalho ao qual me dedico há anos que é banco de dados das fortalezas (www.fortalezas.org). O prazer foi redobrado por poder ainda "de quebra" comemorar o aniversário de meu amigo e parceiro Mário Mendonça de Oliveira.

    Acredito que a semente, como dizes, irá germinar sim, também aí na Bahia, com o apoio de todos aqueles que trabalham pela preservação da nossa memória, neste caso em especial, pela preservação de nossas fortificações históricas, como você e o Anderson, entre tantos outros.

    Só não fiquei mais feliz ao ver que o Forte de São Marcelo permanece inacreditavelmente fechado há mais de dois anos, depois que a ABRAF foi impedida de continuar realizando o trabalho explêndido que lá desenvolveu nos 10 anos anteriores. É lamentável!!
    Espero que isso ainda se reverta um dia e torço pelo sucesso do trabalho que vocês vêm realizando agora com o Museu Vivo na Cidade.

    Um abraço também ao Reuben e ao pessoal do Forte Santo Antônio, ao pessoal do Forte de São Diogo, ao Ari, ao Mário e a todos com quem compartilhei dias muito agradáveis nessa sempre bela cidade de São Salvador!

    Um abraço meus amigos e até a próxima.

    Tonera

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas