123 ANOS DE REPÚBLICA NO BRASIL! QUAIS FORAM AS VITÓRIAS?
por Valney Amorim Sena
Dia 15 de novembro, mais um feriado nacional e eu pergunto: Qual a razão desta data festiva e o que temos a comemorar? Ditaduras? Períodos de exceções? Golpes de Estado? Cassações de Direitos Políticos? Estado de Sítios? Desaparecimentos de pessoas com idéias diferentes das dos golpistas? Talvez o rebaixamento do Brasil para o chamado Terceiro Mundo? Já que sob a bandeira do Segundo Reinado ele pertencia ao Primeiro Mundo! Ou quem sabe o principal motivo desta data festiva seja a “CORRUPÇÃO”, pois ela foi solta e ficou desenfreada a partir da implantação desta forma de governo chamada “república” que aos brasileiros foi imposta sem que eles tivessem se quer o direito de opinar e que já nasceu modelada sob regime ditatorial.
O dia 15 de novembro é um feriado que nada se comemora, pois não há motivo para isso, mas para se refletir sobre tudo que esta forma de governo nos tem proporcionado.
Nossa república ou republiqueta só é eficiente para produzir homens públicos corruptos, sejam eles travestidos de funcionários públicos ou de políticos. A prova disto está no STF no julgamento do Mensalão, onde alguns foram condenados, mas que dificilmente alguém serão presos.
Nossa imprensa noticia diariamente corrupção, até porque matéria prima para isso é que não falta, pois os escândalos são contínuos, surge um após outro. Comissões Parlamentares de Inquéritos são criadas e nelas muitos parlamentares aproveitam para demonstrarem suas qualidades artísticas, fazendo representações teatrais, tentando enganar o povão de que estão investigando algo, quando na verdade estão preocupados apenas em defender os interesses dos partidos nos quais são filiados e a Nação com sua imagem dane-se diante do cenário mundial.
O senador Rui Barbosa, monarquista de convicção e republicano de ocasião, arrependido proferiu o famoso discurso na Tribuna do Senado em 1914, em um trecho disse o seguinte:
“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
Se há 98 anos o Rui Barbosa já falava isso da “república”, quando ela estava com apenas 25 anos de idade, qual seria a reação dele em 2012 se ele ainda estivesse vivo? Certamente morreria de desgosto!!
Qual seria também a reação do pai da “república?” Ele havia profetizado e confidenciado ao seu genro que no Brasil “desgraça e república seriam a mesma coisa.” Outro que morreu arrependido do ato praticado.
Hoje me pergunto se há algum político no Brasil que mereça ser qualificado como Estadista? Há sim muitos politiqueiros que usam religiosamente a prática “dando que se recebe!”
Nossos grandes políticos nasceram sob a bandeira do império, que pensavam na Nação, que viviam pela Nação e não viviam da Nação.
Valney Amorim Sena
https://www.facebook.com/volney.sena
Comentários
Postar um comentário