O Museu Vivo na Cidade foi criado no Forte São Marcelo, no ano de 2007, com o objetivo de fazer a interação com o público usando a linguagem do teatro-museu, valorizando o patrimônio histórico brasileiro, bem como estimular o interesse pela cultura e pela memória histórica do País, dando relevo à sua importância e ao seu significado, proporcionando o estudo, a pesquisa, a investigação, a publicação e a divulgação dos resultados.
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
29 DE MARÇO - VAMOS COMEMORAR?
Imagem: Google
29 MARÇO, aniversário da cidade do Salvador, 463 anos, fundada a 29 de março de 1549, por Tomé de Souza, primeiro governador geral do Brasil.
Imagem: Google
Levante dos Malês / Imagem: Google
Salvador foi palco de diversos acontecimentos históricos: ataques de piratas e corsários; invasão dos holandeses; bombardeio de 1912, Revolta dos Malês, Conjuração Baiana, a Cemiterada, vinda da Família Real, a Sabinada, abertura dos portos às nações amigas, capital do Brasil até o ano de 1763, entre outros. Chegou a ter trinta fortes militares; no Forte de Santo Antônio da Barra foi instalado o primeiro farol das Américas (Farol da Barra).
A cidade tem um grande potencial turístico-cultural que daria inveja a muitas cidades europeias. É banhada pela maior baía tropical do mundo – Baía de Todos os Santos e possui uma rica diversidade cultural. Entretanto o que temos visto é um verdadeiro descaso com o passado histórico, com a cultura, com o patrimônio, com o povo soteropolitano e com os turistas que nos visitam. Salvador já foi o segundo destino turístico do Brasil. Hoje estamos perdendo para cidades como Fortaleza, Recife e Natal, além de Rio de Janeiro e São Paulo.
Imagem: Google
As autoridades politicas parecem que fecharam os olhos e perderam o interesse e a sensibilidade para com os problemas que estão a afligir a primeira capital do Brasil. Basta dar uma volta para ver um cenário de completo abandono. Praças que foram reformadas como a da Piedade, a do Campo Grande, Praça D. Pedro II (largo de Nazaré), Praça Marechal Deodoro da Fonseca, Praça da Sé, etc. estão degradadas e servindo como pontos de distribuição de drogas e prostituição.
No século XVI, Tomé de Souza trouxe consigo a planta de fundação da cidade e as diretrizes para o seu funcionamento. Foi a primeira cidade planejada do Brasil. No século XXI parece que existe uma total falta de planejamento. Temos um metrô, na verdade um SONHATRÔ, que completou 12 anos, é um dos menores do mundo e nunca funcionou. O trânsito é caótico e tem piorado a cada dia. Cada vez mais prédios estão sendo construídos, contudo as vias públicas continuam as mesmas.
SONHATRÔ II - BREVE NAS TELAS DA VIDA REAL
Não conseguiram colocar 6km de metrô para funcionar em 12 anos, agora querem construir uma linha 2!
Parece sonho, mas é realidade!
Quais são as atrações que Salvador tem hoje a oferecer aos baianos e turistas? Praias numa orla degradada e sem infraestrutura? Pagode? Pelourinho abandonado e sem segurança? Museu do Forte São Marcelo fechado graças ao IPHAN? Ruas e praças sujas? Shopping Center? Elevador Lacerda sem funcionar ou funcionando apenas duas cabines?
O elevador Lacerda foi o primeiro do Brasil. Sua construção teve início em 1873. Tornou-se simbolo da cidade, mas atualmente tem decepcionado os turistas porque a falta de manutenção tem deixado o monumento abandonado. É uma vergonha!
Precisamos acordar! Precisamos amar Salvador e transformá-la numa cidade de qualidade para seus habitantes e turistas. Não podemos ficar parados apenas sonhando, temos que agir e dar um basta! “A gente não quer só comida, diversão, balé...”
Revisão de texto: Anésio Ferreira Leite
Anderson Luis de Araújo Moreira
Museólogo - COREM 1R0279-I
+55 71 9951-7830
+55 71 9136-3658
+55 71 8745-6735
+55 71 8303-6366
e-mail: projetomuseuivo@gmail.com
Comentários
Postar um comentário