27 DE MARÇO - DIA DO TEATRO
O teatro surgiu a partir do desenvolvimento do homem, no atendimento às suas necessidades criativas. No principio danças dramáticas e coletivas abordavam questões do dia a dia tendo ritos de celebrações, agradecimentos e perdas. O teatro retratava as divindades, as forças da natureza e servia para que o homem pudesse manifestar seus sentimentos e passar mensagens.
Imagem: Google |
Dionísio - deus do vinho |
Os egípcios transformaram os ritos em rituais formalizados e baseados em mitos. Os rituais propagavam tradições e serviam para entreter os nobres. Mas foi na Grécia antiga que o teatro surge de fato. Cria-se o que fora chamado de “ditirambo”, uma espécie de procissão para homenagear o deus do vinho – Dionísio.
Com o passar do tempo surgem os textos teatrais com diálogos e passou-se a utilizar instrumentos musicais. As apresentações eram feitas nas ruas – teatro de rua – depois foi necessário ter um espaço adequado para as peças. Surgem os anfiteatros e o teatro de arena.
Na Idade Média o teatro foi muito usado nas Igrejas para catequizar os fieis com cenas que retratavam as vidas dos santos, Paixão de Cristo, punição no “fogo do inferno” e a vida no paraíso. Também eram encenadas peças em forma de protesto contra as atitudes da igreja e até mesmo contra ações do governo.
O Projeto Museu Vivo tem usado a linguagem do teatro para vivenciar cenas históricas. A ideia surgiu no Museu do Forte São Marcelo que foi – infelizmente – fechado pelo IPHAN. O Museu é um espaço de transformação e interação. No museu vivo o acervo ganha vida através do elenco e permite a interação do público com o patrimônio material e imaterial.
Trecho do espetáculo Memórias do Forte - http://www.youtube.com/user/valeoqueestaescrito
Hoje não temos uma sede, pois perdemos o Museu do Forte. Sabemos que as dificuldades são muitas, todavia não podemos deixar de acreditar, visto que ainda existem pessoas sensíveis e que verdadeiramente apreciam a cultura e a arte.
Queremos dar os parabéns a todos os profissionais de teatro que acreditam e lutam para nos dar um mundo melhor, pois teatro é sonho e quem não sonha não vive!
Anderson Luis de Araújo Moreira
Museólogo - COREM 1R0279-I
+55 71 9951-7830
+55 71 9136-3658
+55 71 8745-6735
+55 71 8303-6366
e-mail: projetomuseuivo@gmail.com
Comentários
Postar um comentário