Pescadores homenageiam Iemanjá na ilha de Itaparica
A passagem do ano foi comemorada com muita festa e religiosidade na ilha de Itaparica-Ba. Centenas de pescadores e moradores fizeram homenagens a Iemanjá (considerada rainha do mar pelos adeptos do candomblé) com balaios cheios de presentes. Turistas e veranistas acompanharam o cortejo do afoxé entoando cânticos com muita alegria e emoção. O ritual virou uma tradição que tem sido repedido há cerca de 10 anos.
O sincretismo esteve presente quando os pescadores pararam em frente à igreja da Nossa Senhora de Candeias. O povo deu as mãos e cantou o hino do Bonfim.
Após a passagem pela igreja o cortejo seguiu em direção à praia de Ponta de Areia para o rito final. A animação continuou a tomar conta das pessoas que acompanhavam o afoxé.
Marcele Carla - pedagoga - com seu filho de 03 anos - Luis Gustavo |
Chegando a Ponta de areia
Ao chegar na praia de Ponta de areia, mas uma vez o povo deu as mãos e começou a rezar a oração do "Pai Nosso".
Após a reza os pescadores entram no mar com as oferendas para Iemanjá
O povo se emociona mais uma vez |
A festa continuou com a banda que durante todo o percusso animou os turistas e moradores que acompanharam o cortejo!
Sobre a Ilha de Itaparica
A Ilha de Itaparica se localiza na Baía de Todos os Santos e está dividida em dois municípios: Itaparica e Vera Cruz. O seu nome em língua tupi significa "cerca de pedra" ou "mata do canal de pedra".
A Baía de Todos os Santos - descoberta pelos portugueses em 1º de novembro de 1501 - possui 56 ilhas, entretanto a mais conhecida é Itaparica.
Como chegar:
Em Salvador, no terminal de São Joaquim pode optar pela travessia de Ferry Boat (veículos e pedestres) , com duração de 50 minutos, desembarcando no terminal do Bom Despacho.
No terminal da França, frente ao Mercado Modelo dispõe de lanchas que fazem a travessia em 40 minutos e desembarcam em Mar Grande.
Comentários
Postar um comentário