MUSEU DO FORTE SÃO MARCELO - A INAUGURAÇÃO 2 (2006)
Naquele distante março de 2006, Salvador ganhava um atrativo diferenciado, que além das três memórias já discorridas, tinha, também, exposições temporárias, restaurante, lanchonete e mídiateca, esta última para uso da pesquisa histórica pelos estudantes.
O Forte São Marcelo estava restaurado, pintado, com portas e janelas, com iluminação e, principalmente, com um museu digno da cidade do Salvador, além de um receptivo do mais alto nível, composto de universitários das áreas de turismo, história e museologia. A ABRAF contratou um barco para efetuar o traslado dos visitantes para o Forte e devolvê-los ao continente, sãos e salvos.
Foto: acervo ABRAF |
Foto: acervo ABRAF |
O ato formal de inauguração se fez à moda oriental, prestigiando a origem de um dos patrocinadores, a LG, quando os responsáveis pelo empreendimento cortam, ao mesmo tempo, a fita simbólica. A parte lúdica do evento constou das apresentações de um conjunto instrumental, seguido da cantora Maria Betânia, que brindou os presentes com belas músicas do seu repertório. Uma inauguração em alto estilo!
A verdadeira história do sucesso da ABRAF no Forte São Marcelo começava naquele momento de festa e alegria. O filho nasceu, precisávamos alimentá-lo e cuidar para que ele sobrevivesse. Todo o empenho teria que ser nesta direção e foi. Conseguimos abrir o Forte à visitação pública todos os dias, inclusive, sábados, domingos, feriados, natal e ano novo. Entendíamos que turismo se faz desta maneira, não é com monumentos fechados ou que ninguém saiba quando está aberto e funcionando. Não fosse a atitude impensada e eivada de preconceito em que o bom senso não prevaleceu, estaríamos, ainda, encantando os nossos visitantes, nacionais e estrangeiros.
Anésio Ferreira Leite
Diretor Presidente da ABRAF
+55 71 9122-8776 / +55 71 8882-8776
e-mail: abraf.presidencia@gmail.com
Comentários
Postar um comentário