BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA VAI AO SHOPPING CENTER LAPA
A Biblioteca Pública do Estado da Bahia completou, no dia 13 de maio de 2011, 200 anos de existência. Ela é a mais antiga da América Latina e é considerada referência no acesso público ao livro e à literatura. Funcionando diariamente, a biblioteca possui setor de Audiovisual (realiza semanalmente sessões de cinemas etc), Sala Especial, Setor de Jornais e revistas, Braille, Setor Infantil etc.
![]() |
Máquina de Braille |
A tecnologia tem ofertado aparelhos como tablets, ipods, ipads, smartphones etc. O que se tem constatado é que a frequência na biblioteca está diminuindo. Agora a pesquisa é realizada em sites buscadores como o Google. Por esse motivo algumas ações estão sendo realizadas para atrair o público, tais como: oficinas, exposições e shows culturais. A Biblioteca Pública do Estado está se conectando com os avanços tecnológicos e com as demais linguagens. Ela possui um acervo de 600 mil itens, dos quais 150 mil são livros, além de vídeos, imagens, obras de arte, documentos históricos, periódicos e obras raras e valiosas disponíveis ao público.
O Center Lapa, parceiro do Museu Vivo, fez um convite inovador à Biblioteca Pública para montar uma exposição na praça de eventos do shopping. A inciativa agradou ao público que compareceu e elogiou a inciativa.
Quem for ao centro da cidade não pode deixar de conferir essa grande iniciativa cultural. Além dos livros que estão em exposição, foi montado um palco para recitais de poesias e apresentações musicais. Há também um espaço reservado para crianças desenharem.
O Museu Vivo esteve presente e conversou com os principais organizadores e com o público presente.



"A biblioteca montou a exposição a convite do Shopping Lapa. Como estamos comemorando os 200 anos da instituição, é uma boa oportunidade para mostrar o trabalho que a biblioteca desenvolve não só através de livros, mas com teatro, poesias e oficinas. Estamos aqui desde o dia 09/01/12 e a exposição vai durar duas semanas. Viemos trazer a biblioteca e o livro ao leitor num espaço que tem grande circulação de público. A biblioteca tem perdido um pouco o público leitor que tem deixado de frequentá-la. Então é uma oportunidade de trazer o público de volta com uma ação cultural mais ativa.Essa é a primeira vez que a Biblioteca sai dos muros. A partir dessa ideia vamos levá-la a outros espaços da cidade." - Taís Caribé, jornalista e produtora cultural do Núcleo Biblioteca Viva.

![]() |
Grupo de poesia |
Anderson Luis de Araújo Moreira
Museólogo - COREM 1R 0279-I
+55 71 9951-7830
+55 71 9136-3658
e-mail: projetomuseuvivo@gmail.com
Comentários
Postar um comentário