Povo brasileiro será homenageado no espetáculo da Coroação de D. Pedro I
Quem for assistir ao espetáculo da Coroação de D. Pedro I verá uma homenagem feita à formação da nossa nação!
Foto: infojovem.org.br |
Quando o nosso primeiro Imperador, D. Pedro I, foi aclamado, no dia 12 de outubro de 1822, três rapazes, um índio, um branco e um negro, seguiram a frente da carruagem imperial em direção à Sé (Rio de Janeiro).
Nascimento da Pátria |
Iremos repetir esse momento, só que no interior da Catedral Basílica do Salvador. Os três rapazes irão entrar com símbolos que homenageiam as três etnias.
O museólogo Anderson Moreira, em contato com o Príncipe D. João de Orléans e Bragança, perguntou se caberia incluir essa cena. Sua resposta foi:
"- Sem dúvida! Isso era muito próprio dos dois imperadores. Eles gostavam muito do povo brasileiro. D. Pedro II falava tupi guarani. Ele gostava de incluir símbolos da cultura indígena em monumentos. Achei genial. Vai ficar bom sim."
Acho excelente essa idéia. Inclusive Dom Pedro II outorgava títulos de nobreza com nomes indígenas, exemplo: Barão de Jeremoabo, Visconde de Tabatinga, Marquês de Baependi, etc...
ResponderExcluirMauro von Hoonholtz Figueiredo
Tataraneto do Conde Frederico Guilherme von Hoonholtz da Prússia
Parabéns pelo evento.
ResponderExcluirUma verdadeira divulgação da história imperial brasileira: a encenação da coroação de nosso primeiro imperador.
Samuel José Cassiano.